ARGILAS

tipo 0500 tipo 1506
Tipo 0500 Tipo 1506
Utilizado para argamassa leve e blocos de concreto leve.
Granulometria: entre 0 e 5 mm, equivalente a areia grossa.
Densidade aparente: 850 kg/m³ (variação de +/- 10%).
Utilizado para concretos leves e nivelamento de pisos( abaixo de 6cm)
Granulometria: entre 6 e 15 mm, equivalente a Brita 0.
Densidade aparente: 600 kg/m³ (variação de +/- 10%).
tipo 2215 tipo 0500
Tipo 2215 Tipo 3222
Utilizado para enchimentos leves ( entre 4 e 10 cm)
Granulometria: entre 15 e 22 mm, equivalente a Brita 1.
Densidade aparente: 500 kg/m³ (variação de +/- 10%).
Utilizado para isolamento térmico e acústico e enchimentos leves ( acima de 10cm)
Granulometria: entre 22 e 32 mm, equivalente a Brita 2.
Densidade aparente: 450 kg/m³ (variação de +/- 10%).
substrato laminado
Substrato Laminado
Ideal para cultura hidropônica, mantém a umidade da planta e propicia aeração das raízes das plantas. Utilizada na fabricação de churrasqueiras, lareiras e refratários, propicia maior resistência ao calor. Qualidade no acabamento com redução de peso.
tipo 12030 tipo 1000
Tipo 12030 Tipo 1000
Utilizada no Stone Washed do Jeans. Utilizada na fabricação de churrasqueiras, lareiras e refratários, propicia maior resistência ao calor. Qualidade no acabamento com redução de peso.

É um agregado leve que se apresenta em forma de bolinhas de cerâmica leves e arredondadas, com uma estrutura interna formada por uma espuma cerâmica com microporos e com uma casca rígida e resistente.

Suas principais características são:

• Leveza;

• Resistência;

• Inércia química;

• Estabilidade dimensional;

• Incombustibilidade;

• Isolante térmico;

• Isolante acústico.

Nos últimos anos, tem-se observado a aplicação do concreto leve de alto desempenho nos mais diversos tipos de estruturas, tais como: Edifícios de múltiplos andares, pontes, recuperação estrutural e plataformas marítimas.

Deve-se salientar que essas estruturas estão expostas aos mais variados ambientes, sendo alguns, extremamente agressivos, demonstrando, assim, a grande versatilidade e durabilidade deste material.

Em construção de edifícios de múltiplos andares, as estruturas de concreto leve com massa específica em torno de + ou – 1.800 Kgs/m3 ,

apresentam redução do custo da fundação da ordem de 30%, comparadas às estruturas em concreto com massa específica normal (convencional). A redução das cargas na fundação se torna ainda mais vantajoso em locais com solo de baixa resistência, além de reduzir as cargas os concretos leves apresentam melhoria de desempenho térmico, acústico e resistência ao fogo, quando comparado ao concreto convencional.

Em construções pré-fabricadas se mostra como aplicação mais vantajosa do concreto leve, considerando-se os menores custos de manuseio, transporte e montagem.

TERRAS

terra


A terra para jardim é fundamental no complexo deste sistema pois é ao mesmo tempo suporte e alimento para as plantas.

Nossa terra é composta por cerca de 60% de areia, 23% de argila, 12% de calcário e 5% húmus (substância escura composta por folhas secas, plantas e matérias orgânicas).


Tipos de Solo

A terra ideal é composta por cerca de 60% de areia, 23% de argila, 12% de calcário e 5% húmus (substância escura composta por folhas secas, plantas e matérias orgânicas).

Solos Argilosos
Retém muita água e fixam bem os adubos. Serão necessários aportes regulares de matéria orgânica. Pode acrescentar a esta terra areia (nunca da praia) para obter uma terra com melhor drenagem.

Solos Calcários
Ao contrário dos argilosos, estes têm tendência a neutralizar a acidez. Deverá prever um aporte de matéria orgânica ácida.

Solos Arenosos
Estes são fáceis de trabalhar, mas têm dificuldade em reter a água. Pode adubá-los com terra preta ou com uma mistura de terra preta e argila.