brita reciclada brita corrida reciclada brita reciclada
Areia Bica Corrida Brita

Os resíduos da construção são classificados em quatro categorias:

• Classe A: Alvenaria, concreto, argamassas e solos são passíveis de reciclagem para uso na forma de agregados. Essa categoria corresponde ao principal alvo das empresas recicladoras e das construtoras.

• Classe B: restos de madeira, metal, plástico e papel, que podem ser reutilizados no canteiro ou encaminhados para reciclagem.

• Classe C: produtos sem tecnologia para recuperação.

• Classe D: resíduos perigosos, cuja destinação deve seguir normas técnicas específicas.

Para os resíduos da classe A, em 2004 surgiram duas normas técnicas que estabeleceram critérios para o uso de agregados reciclados na execução de camadas de pavimentação (NBR 15115) e para a utilização em pavimentação e preparo de concreto sem função estrutural (NBR 15116).

 

 

Produto Característica Uso Recomendado
Areia reciclada Material com dimensão máxima característica inferior a 4,8 mm, isento de impurezas, proveniente da reciclagem de concreto e blocos de concreto. Argamassas de assentamento de alvenaria de vedação, contrapisos, solo-cimento, blocos e tijolos de vedação.
Pedrisco reciclado Material com dimensão máxima característica de 6,3 mm, isento de impurezas, proveniente da reciclagem de concreto e blocos de concreto. Fabricação de artefatos de concreto, como blocos de vedação, pisos intertravados, manilhas de esgoto, entre outros.
Brita reciclada Material com dimensão máxima característica inferior a 39 mm, isento de impurezas, proveniente da reciclagem de concreto e blocos de concreto. Fabricação de concretos não estruturais e obras de drenagens.
Bica corrida Material proveniente da reciclagem de resíduos da construção civil, livre de impurezas, com dimensão máxima característica de 63 mm (ou a critério do cliente). Obras de base e sub-base de pavimentos, reforço e subleito de pavimentos, além de regularização de vias não pavimentadas, aterros e acerto topográfico de terrenos.
Rachão Material com dimensão máxima característica inferior a 150 mm, isento de impurezas, proveniente da reciclagem de concreto e blocos de concreto. Obras de pavimentação, drenagens e terraplenagem.